O que é o CAMALEÃO?

O CAMALEÃO é um grupo fundamentado em preceitos de ComunicAção Estratégica Abolicionista que atua diariamente pelos Direitos Animais, na divulgação do Vegetarianismo e Veganismo, no combate ao Especismo & antropocentrismo, focado principalmente em trabalhos de Educação Animalista, como uma ação direta pedagógica para despertar reflexões e mudanças.

Nós visamos uma mudança de pensamento e atitude da sociedade em relação à forma que nos relacionamos principalmente com os animais de outras espécies, mas também os animais-humanos e o meio ambiente.

 

Quem somos?
Somos cidadãos comuns, como qualquer pessoa, mas que em determinado momento de nossas vidas rompemos com o pensamento culturalmente aceito de que os animais seriam objetos e também rompemos com a ideia de que eles existem para nos servir.

Percebemos que o especismo, que é o ato de desconsiderar os interesses de um indivíduo por não pertencer à espécie humana e/ou omitir valores e direitos diferentes para espécies diferentes, é o pensamento preconceituoso que legitima o uso, a escravidão e todo o sofrimento nas outras espécies, portanto, assim como rejeitamos toda forma de preconceito humano também rejeitamos a discriminação contra as outras espécies de animais (especismo).

Adotamos uma postura ética em nosso dia a dia, inserindo os Direitos Animais no cotidiano através do veganismo abolicionista, que é a atitude mínima necessária, o respeito aos animais, que consiste basicamente em evitar ao máximo à exploração animal (não consumindo produtos ou serviços que condicionem os animais como propriedade), acreditamos que o dever mínimo do ser humano para com os próprios humanos é o respeito e isso não deve ser diferente em relação aos outros indivíduos, apenas por pertencerem a outra espécie.

Respeito aos animais significa não usá-los, não subjuga-los e não explorá-los e estaremos fazendo exatamente o oposto disso se consumíssemos produtos de origem animal ou produtos que tenham sido testados em animais, mesmo que inconscientemente, estaríamos ainda assim usando, subjugando e explorando os animais, por isso, o Veganismo é a solução prática primária de defender os Direitos Animais de verdade!

Não compactuamos com a utilização de animais independente do tratamento que o animal teve no processo de abuso/morte e independente da finalidade do ato, seja para fins de vestuário, de cosméticos, entretenimento, alimentação, etc.

Afinal, animais não são objetos para serem tratados como “algo”, eles devem ser encarados como “alguém”, como indivíduos que são!

**

 

Por que CAMALEÃO?
O animal camaleão tem como principal ação o mimetismo (mudança de cor), que é uma forma de comunicação desenvolvida por essa espécie, usamos essa referência de mudança como uma característica importante e associamos isso a mudanças de pensamentos e atitudes que os humanos podem adotar diariamente, para alcançar a tão sonhada liberdade animal, humana e ambiental, para todas as espécies e seus indivíduos, buscando principalmente o fim do uso, da objetificação e escravidão dos animais.

 

Por que o CAMALEÃO está representado por uma caveira?
O CAMALEÃO® representado através de uma caveira busca transmitir seriedade sobre o tema (Direitos Animais) e um importante alerta de que a sociedade deve mudar (agora) sua maneira de pensar e agir em relação aos animais para abolirmos o uso, sofrimento e a morte imposta contra eles.

Tanto pelas mortes diretas (exploração para atender a demanda de consumo de produtos de origem animal, produtos testados em animais ou pelo uso de seus corpos e mentes para explorações diversas como vivissecção, touradas, rodeios, circos, zoológicos, aquários, vaquejadas e outros), quanto pelas mortes geradas por intermédio dos impactos socioambientais que geram a eliminação de muitos animais (como o colapso global nos oceanos causado pela pesca, o desmatamento da Amazônia e de outras florestas por causa do agronegócio da pecuária e latifúndio).

A caveira representa um Alerta sobre a consequência mortífera das atitudes especistas e do pensamento antropocêntrico nos ecossistemas e na vida das outras espécies que habitam esse planeta conosco.

Nossa intenção é provocar a reflexão sobre a imposição dos interesses humanos sobre os interesses dos outros indivíduos que habitam conosco o planeta Terra ou melhor o planeta Oceano, visto que, cerca de 71% do nosso planeta é azul.

 

O que fazemos?
O CAMALEÃO® realiza uma série de atividades educativas como ações de “panfletagens, multimídia & diálogo de rua”, rodas de bate-papo, palestras, grupos de estudos de direitos animais (GEDA VALE), biblioteca itinerante, ações de registros de uso, maus-tratos e exploração animal e também ações de grande impacto como outdoors, oficinas de comunicação & direitos animais, cinemas animalistas (CINEMÃO), ações de degustação & placa, ações virtuais com sites criativos (landing pages) & produção audiovisual, intervenções artísticas e a realização de grandes projetos como o #SejaVegan e de grandes eventos como a Festa Vegan® e o “Bazar Vegan®” – que foi o primeiro bazar vegano realizado na região do Vale do Paraíba.

Eventualmente participamos também de caminhadas, manifestações, eventos e outras ações em conjunto com organizações parceiras e ativistas independentes.

**

O CAMALEÃO® também realiza a produção de diversos artigos e textos informativos sobre os Direitos Animais na mídia regional, estadual e nacional, construindo um mundo onde todos possam ser livres e respeitados, encorajamos as pessoas através do abolicionismo animal, incentivando uma alimentação vegetariana (preferencialmente ecológica e saudável) e o modo de vida ético vegano (animalista).

 

 

O que são os Direitos Animais?
A noção dos Direitos Animais vem do fato de que os animais são sujeitos de direito, por serem seres sencientes (seres que tem a capacidade de sentir), ou seja, seres que sentem emoções boas e ruins e que possuem consciência de sua existência.

Os animais possuem seus próprios interesses e não devem ser tratados como propriedades ou recursos, devem ser incluídos na comunidade moral e terem seus interesses respeitados e levados em consideração assim como levamos em consideração os interesses humanos.

Sendo assim, os animais devem ser tratados como pessoas não-humanas, baseado no fato de que são sencientes e possuem naturalmente o direito a vida, a liberdade e a integridade física e psicológica.

Os Direitos Animais são assim chamados porque são direitos morais básicos que são relevantes não apenas para seres humanos, mas para todos os animais.

• Para saber mais sobre Direitos Animais e Veganismo, acesse: www.SejaVegan.com.br

 

 

 

Nossa Missão
A missão é nossa razão de existir.

“Promover uma mudança profunda de pensamento e atitude em relação ao uso dos animais, através da força da Comunicação, propagando informações sobre o Veganismo e os Direitos Animais, almejando a construção de uma sociedade que respeite verdadeiramente os interesses animais”.

 

Nossa Visão

“Ser uma organização referência em Direitos Animais, principalmente pelo viés da comunicação, educação, ativismo, gestão de pessoas e profissionalismo”.

 

Nossos Valores

Comprometimento
Abolicionismo
Mudanças
Anti-Especismo
Libertação
Educação
Ativismo
Ousadia

quem-somos-ONG-CAMALEÃO-ativismo-pelos-Direitos-Animais-Veganismo-Libertação-Animal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *