Escrito em por & arquivado em Ações, Cidades, Notícias, Taubaté.

Garrafadas, insultos e ameaças físicas

O lamentável cenário de ameaças e ‪‎violência, ocorreu na segunda-feira (7), véspera do ‎Dia Internacional da Mulher‬, na porta da Câmara Municipal de Taubaté (SP), durante a sessão de votação para abolição das carroças.

A assessora do vereador Douglas Carbonne (PCdoB), a advogada Talita Landim, filmava o ato público de manifestação pacífica dos protetores, quando alguns carroceiros foram para cima dela, utilizando-se de apontar de dedos e “palavrões”, chamando aos berros de “porra, ‪‎vadia‬, e afins”.

Presenciando o ocorrido o atual Presidente do CAMALEÃO, Douglas Ribeiro, posicionou-se ao lado da assessora e disse “Calma, por favor!” para os carroceiros, o que – para a mentalidade dos carroceiros envolvidos – era motivo suficiente para cercar as duas pessoas e proferir mais palavrões e ameaças físicas e ameaças de ‎morte‬: “fiquem espertos na rua”, “te pego na saída”, “vou te matar, vou te matar!”.

Prevendo o pior, o integrante do CAMALEÃO puxou a assessora para um local mais distante da porta e nisso as ameaças físicas e de morte aumentaram: “vamos te pegar na saída”, “você já está morto”.

No mesmo instante, um dos carroceiros foi para cima de outro voluntário do CAMALEÃO que ao recuar para evitar o conflito quase teve sua cabeça atingida por uma garrafa, que foi arremessada por esse carroceiro.

presidente-de-ong-de-defesa-animal-CAMALEÃO-e-ameacado-de-morte-ativismo-animalista-libertação-animal

 

O voluntário está bem, por sorte, teve apenas sua perna atingida com os estilhaços. No entanto, questionamentos ficam no ar:

Uma pessoa que lança uma garrafa em direção a cabeça de outra, com total intenção de machucá-la gravemente, é uma pessoa capaz de tutelar um cavalo? Carroceiros que ameaçam mulheres, na primeira oportunidade de vulnerabilidade que encontraram, são capazes de tutelar animais? Cavalos são animais sencientes e não escravos, ou parte de um veículo.

Minutos depois do ocorrido a Polícia chegou e os agressores se dispersaram.

O vereador Carbonne, que teve sua assessora ameaçada, emitiu uma nota de repúdio.

O Boletim de Ocorrência foi registrado e provas estão sendo levantadas para que, caso uma nova tentativa de agressão aconteça, já tenhamos a devida documentação.

O ativista Douglas Ribeiro, que foi ameaçado, é Presidente do CAMALEÃO e também membro do Conselho Municipal de Taubaté (COMPBEA).

Vídeo do cerco e das ameaças:
[Aguardando liberação das imagens de segurança da Câmara Municipal de Taubaté (SP)]

Vídeo do momento da garrafada:

O CAMALEÃO, que atua há mais de três anos na defesa dos Direitos Animais em diversas cidades do Vale do Paraíba, solicita a todos os munícipes de Taubaté (e de outras cidades) que manifestem sua indignação pela violência contra essas pessoas e pedindo o fim das carroças na cidade. Enviando e-mail aos vereadores e participando da votação na próxima segunda-feira (14), às 17 horas.

Solicitamos também as ONGs de Defesa Animal e ativistas independentes, aos diversos companheiros da causa animal, que ajudem-nos nessa mobilização e que compareçam nessa votação. Os animais dependem disso.

• E-mailis dos atuais vereadores de Taubaté (SP):
vrjeferson@camarataubate.sp.gov.br, vrcarbonne@camarataubate.sp.gov.br, vereadoralexandre@gmail.com, vrsalvador@camarataubate.sp.gov.br, vrverasaba@camarataubate.sp.gov.br, professorapollyana@gmail.com, vrnunescoelho@camarataubate.sp.gov.br, noiltonramos@gmail.com, vereadorneneca@gmail.com, vrgraca@camarataubate.sp.gov.br, gabinetejoaovidal@gmail.com, joffreneto@camarataubate.sp.gov.br, vrpeixoto@camarataubate.sp.gov.br, vrgorete@camarataubate.sp.gov.br, vrpaulomiranda@camarataubate.sp.gov.br, vrluiz@camarataubate.sp.gov.br, vrbilili@camarataubate.sp.gov.br, vrdiegofonseca@gmail.com,.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *